Pedetistas homenageiam Jango

Pedetistas homenageiam Jango

O ex-presidente João Goulart, o Jango, teria completado 99 anos, nesta quinta-feira (1º/03), se estivesse vivo. O PDT – sigla fundada pelo ex-governador Leonel Brizola, que, assim como Jango, iniciou a carreira política no PTB – prepara uma série de atividades para comemorar a proximidade do centenário do ex-presidente.

“Para nós (trabalhistas), o centenário do Jango iniciou neste 1 de março. Pretendemos organizar uma programação para reavivar toda a trajetória do Jango. Nossa primeira iniciativa vai ser a aprovação na Câmara dos Deputados do projeto de lei que torna o João Goulart herói da pátria, um título que o Brizola já tem”, projetou o presidente do PDT gaúcho, deputado Pompeo de Mattos (RS).

Para o dirigente partidário, muitas das reformas de base de Jango continuam atuais, como, por exemplo, as reformas urbana e agrária. “Jango era um presidente do povo, muito popular. Ao contrário do presidente que temos hoje (Michel Temer, PMDB), que não gosta do povo, e o povo não gosta dele. A distância entre esse presidente e a população é abissal. Jango tinha tanta sintonia com o povo que assustou a elite, que, por sua vez, tramou o golpe militar de 1964”, comparou.

 

Ascom Lid./PDT com – Jornal do Comércio