Pedetistas convidam para a abertura “Exposição Centenária do Eclipse de Sobral”

Pedetistas convidam para a abertura “Exposição Centenária do Eclipse de Sobral”

Os deputados pedetistas pelo Estado do Ceará, Leônidas Cristino e André Figueiredo; o Presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia; o Senador Cid Ferreira Gomes (PDT-CE); o Prefeito de Sobral, no Ceará, Ivo Ferreira Gomes; e o Presidente da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu Gomes, convidam para a solenidade de abertura da “Exposição Centenária do Eclipse de Sobral”, nesta terça-feira,21, às 15h, no Hall da Taquigrafia.

Como parte das comemorações, a Câmara expõe, desde o dia 13 de maio, no corredor de acesso ao Plenário, o “Centenário do Eclipse de Sobral”. O evento integra a programação das comemorações dos 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade Geral formulada pelo físico alemão Albert Einstein.

Tudo começou quando uma expedição de cientistas da Inglaterra e Brasil se deslocou até Sobral para observar, no dia 29 de maio de 1919, o mais famoso eclipse solar da história. A observação ajudou a confirmar a teoria geral da relatividade, que superou a teoria gravitacional de Isaac Newton, um conhecimento consolidado há dois séculos, que alterou profundamente a visão do universo pelo homem.

Por isso, 2019 foi proclamado como o Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação pelos governos de ambos países.

Ascom Lid./PDT