Pedetistas assinam requerimento para criar frente em defesa de pessoas com doenças reumáticas

Pedetistas assinam requerimento para criar frente em defesa de pessoas com doenças reumáticas

Os deputados da bancada do PDT na Câmara assinaram o requerimento (Req.: 282/24), para criar a Frente Parlamentar em defesa das Pessoas com Doenças Reumáticas. O colegiado vai fiscalizar e acompanhar o tratamento dado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos pacientes com artrite reumatóide ou sindrome de sjogren em uso de corticoide, metotrexate, leflunomida ou sulfassalazina, que necessitam de atenção e cuidado.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, no Brasil há cerca de 15 milhões de brasileiros que sofrem com os mais de cem tipos de doenças reumáticas, que atingem os ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Algumas dessas doenças também podem comprometer outras partes do corpo humano como rins, coração e pulmão. Entre as mais comuns estão a osteoartrite (artrose), fibromialgia, osteoporose, gota, tendinite, bursite e artrite reumatoide.

Mais de 200 deputados assinaram o requerimento para criar a frente.

“Essas doenças são condições crônicas em que o diagnóstico é um desafio além de depender de um conjunto de manifestações clínicas e de exames laboratoriais ou de imagem para a sua conclusão, e os cuidado e fluxos assistenciais são estratégias que direcionam os profissionais de saúde para uma melhor gestão do cuidado e para melhoria do acesso aos serviços de saúde de acordo com suas necessidades”, justificam.

Ascom Lid./PDT