Em reunião nesta terça-feira (28), a cúpula do PDT discutiu a conjuntura política nacional e as alternativas do partido para o país em contraponto às propostas do governo de Jair Bolsonaro, como a reforma da Previdência. “Temos sempre que apresentar caminhos e sermos diferentes do que foi e do que aí está”, sustentou o líder do PDT na Câmara, André Figueiredo (CE).
Realizado na sede do partido em Brasília, o encontro contou com deputados e senadores, o presidente da sigla, Carlos Lupi, o vice-presidente nacional, Ciro Gomes, o secretário-geral, Manoel Dias, e a secretária de Relações Internacionais, deputada estadual Juliana Brizola.
Lupi ressaltou a importância do protagonismo do PDT, tanto em sua atuação no Congresso quanto com as ações de Ciro Gomes, na luta pela manutenção da democracia e pelos direitos dos trabalhadores. “Todos estamos muito preocupados com as ameaças à sociedade democrática, às organizações sociais”, destacou. Para acrescentar em seguida: “a gente vê um governo raivoso, alimentado pelo ódio, pelo desmonte do Estado, para trazer prejuízo ao trabalhador, ao aposentado, e o PDT vai ser uma trincheira na defesa desse povo mais sofrido”.
Ao falar sobre as passeatas pró-governo do último domingo, Ciro Gomes também demonstrou preocupação com a democracia, sobretudo devido às manifestações de ódio contra as instituições. “Nós sabemos das contradições da vida política brasileira, das distorções do judiciário, das preocupantes e renitentes distorções da vida parlamentar, mas, em nenhuma hipótese, o caminho para resolver essas contradições é a violência, fechar o Congresso Nacional, fechar o Supremo Tribunal Federal”, defendeu.
Quanto às mudanças nas regras de aposentadoria propostas pelo governo, Ciro ressaltou que, se ainda tem chance de andar, é porque boa parte muito conservadora do Congresso, a parte do governo, está sustentando essa possibilidade”. A bancada reafirmou, no encontro de ontem, posição contrária a reforma de Bolsonaro.
Os pedetistas avaliaram a reunião como positiva, e também destacaram a importância do posicionamento do PDT na atual conjuntura, bem como o papel de Ciro Gomes, quanto às expectativas para o futuro do Brasil. “Eu tenho certeza de que o Ciro materializa esse sonho, que o Brizola tanto teve, de um Brasil verdadeiramente do povo brasileiro”, asseverou o líder do PDT na Câmara.