PDT aciona STF para que prazos do INSS sejam cumpridos

PDT aciona STF para que prazos do INSS sejam cumpridos

O PDT deu entrada nesta quarta-feira (02/02), em uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), com pedido de Medida Liminar, direcionado ao presidente do STF, Ministro Luiz Fux, para que o INSS cumpra os prazos estabelecidos na legislação, para que os segurados possam ter acesso aos benefícios.

Para o partido, a precária condução dos processos administrativos escancara uma sistemática tentativa do Governo Bolsonaro em desamparar brasileiros no momento mais crítico da história do país.

Segundo o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi – que assina a peça jurídica – hoje, mais de 4 milhões de brasileiros aguardam um posicionamento do INSS para acessar direitos básicos e garantidos na Constituição.

“O momento de crise extrema, pandemia e a alta taxa de desemprego enfrentado pelo Brasil exige que o Estado cumpra sua função social de acordo com os preceitos constitucionais. Principalmente no que tange seus direitos beneficiários. E o que estamos acompanhando é uma morosidade e indeferimentos em processos administrativos já contemplados na Constituição, com a função apenas de atrasar os pagamentos que o povo tanto precisa”, justificou Lupi.

A peça, de 42 páginas, também destaca que os pagamentos de benefícios a quem tem direito, no INSS, são inerentes à dignidade da pessoa humana e fundamentais na manutenção da vida digna e da sobrevivência dos segurados.

“Dessa forma, se questiona a inadequação sistemática dos procedimentos administrativos do Instituto Nacional do Seguro Social, que indicam atrasos, pagamentos abaixo do devido e negativas reiteradas aos segurados e cidadãos alvos de políticas de assistência social, obstaculizando um estado de segurança jurídica acerca da materialização dos direitos sociais”, destaca a peça.

A ADPF pede “A concessão de medida liminar ad referendum do Plenário, nos termos do artigo 5º, §1º, da Lei nº 9.882/1999, para determinar que a União e o Instituto Nacional do Seguro Social deem imediata aplicação aos prazos recomendados no Acordo homologado nos autos do Tema nº 1.066 da Repercussão Geral, de maneira a assegurar a materialização dos direitos sociais correntemente violados”.

Leia a íntegra da peça

PETICAO.INICIAL (1)

Ascom Lid./PDT com PDT Nacional