Painel Eletrônico: Pompeo de Mattos aponta injustiça na correção dos valores dos benefícios do INSS

Painel Eletrônico: Pompeo de Mattos aponta injustiça na correção dos valores dos benefícios do INSS

O pedetista Pompeo de Mattos (RS) é um dos parlamentares que mais luta na Câmara dos Deputados em defesa dos segurados da Previdência Social, seja aposentado, pensionista ou outro tipo de auxílio, principalmente quanto a política de reajuste dos benefícios do INSS.

Sobre o tema, o deputado concedeu entrevista ao programa Painel Eletrônico, da Rádio Câmara. Em sua fala, o deputado ressaltou que todos os projetos corrigem uma grande injustiça, já que o reajuste anual dos benefícios é diferente para quem recebe até um salário-mínimo e para quem ganha mais. O resultado, segundo ele, é que há uma defasagem de cerca de 30% em aposentadorias e pensões.

Anda de acordo com Pompeo, é “inexplicável” a demora da Câmara em resolver o assunto, e acrescenta que há uma insensibilidade da Casa. O deputado destacou projeto de sua autoria, em análise em conjunto com outras propostas, que preveem ganhos diferenciados para beneficiários com de 90 anos (PL 1877/23). O deputado justifica dizendo que, quanto mais velho fica o aposentado, maiores são as demandas em termos de despesas cotidianas.

O parlamento também analisa outras matérias do deputado, como o Projeto de Lei 5719/09, que trata da política do reajuste do benefício em data igual ao do salário mínimo e o PL 3332/21, dispõe sobre uma política especial de reajuste para aposentados e pensionistas com 75 ou mais anos de idade.

Todas as propostas aguardam a análise dos senadores.

Ascom Lid./PDT