Ministro da Educação vem à Câmara na quarta

Ministro da Educação vem à Câmara na quarta

A Comissão de Educação da Câmara ouve, nesta quarta-feira (15), a partir das 10 horas, no plenário 10, o ministro do setor, Abraham Weintraub. A inciativa é dos deputados pedetistas Idilvan Alencar (CE), Tabata Amaral (SP), juntamente com outros parlamentares. O evento tem realização conjunta com a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Weintraub substituiu Ricardo Vélez no início de abril. Idilvan Alencar quer que o ministro apresente ações, projetos e metas da pasta para cumprimento do Plano Nacional de Educação.

O Ministério passa por crise desde o início do governo, que culminou com a troca do titular do cargo. Até o momento, ressalta o parlamentar, “não se sabe quais projetos serão prioritários para a pasta”. Segundo o parlamentar, é preciso saber como temas relevantes para a educação, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), as ações para o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação, a implantação da Base Nacional Comum Curricular e a estratégia de educação em tempo integral serão tratados pelo ministério.

O deputado José Ricardo (PT-AM), outro autor do pedido para realização da audiência, salienta que o novo ministro passou a maior parte da sua carreira no mercado financeiro e “não apresenta em seus trabalhos anteriores experiências na área da educação”. Por isso, o parlamentar quer que Weintraub esclareça na comissão “sua concepção para dirigir e superar os desafios para os problemas da educação brasileira”.

A audiência foi proposta também pelos deputados José Ricardo (PT-AM), Alice Portugal (PCdoB-BA), Raul Henry (MDB-PE), Professora Rosa Neide (PT-MT), Bira do Pindaré (PSB-MA), Danilo Cabral (PSB-PE), Átila Lira (PSB-PI), Ivan Valente (Psol-SP), Dr. Jaziel (PR-CE), Bacelar (Pode-BA), Diego Garcia (Pode-PR) e Felipe Rigoni (PSB-ES).

Ascom Lid./PDT com Ag. Câmara