Mário Heringer recebe embaixador da Turquia na Secretaria de Relações Internacionais da Câmara

Mário Heringer recebe embaixador da Turquia na Secretaria de Relações Internacionais da Câmara

O Secretário de Relações Internacionais da Câmara, deputado Mário Heringer (PDT-MG), recebeu, nesta terça-feira (30/08), a visita do Embaixador da Turquia, Hüseyin Lazip Diriöz. A conversa girou em torno da tentativa de golpe em 15 de julho para depor o presidente Recep Tayyip Erdogan e de como o país se encontra neste momento.

O embaixador apresentou os aspectos históricos e religiosos que estariam por trás dos eventos de julho. Falou também das medidas tomadas para manter a paz e a estabilidade das instituições e para que os dissidentes tenham seus direitos respeitados. Este aspecto da resolução da crise tem sido acompanhado com especial interesse pela Europa e pelos Estados Unidos o que, segundo o embaixador, respalda ainda mais o compromisso do governo turco em reestabelecer a tranquilidade do país. O embaixador também lembrou a visita feita 24 de julho pelo vice-presidente americano Joe Biden, que levou ao povo da Turquia o apoio do governo norte-americano.

O Secretário Mário Heringer transmitiu ao embaixador a satisfação em saber que a situação do país está sob controle e que lá não ocorreu o que aconteceu no Egito e na Síria, países nos quais a população civil tem sofrido com os conflitos internos. Satisfação principalmente de ouvir sobre o esforço do governo turco em garantir a estabilidade e a segurança de seu povo. Por fim, tanto o Secretário quanto o embaixador reafirmaram os interesses que Turquia e Brasil têm em manter as relações históricas entre as duas nações.

Com assessoria do parlamentar

Ascom/Lid. PDT