Mário Heringer defende reflexão sobre saúde mental

Mário Heringer defende reflexão sobre saúde mental

O deputado Mário Heringer (PDT-MG) defendeu em Plenário, nesta segunda-feira (25), mais reflexão a respeito da saúde mental e boas práticas na área.

Na ocasião, o deputado orientou e comemorou a aprovação do regime de urgência para o Projeto de Resolução 331/18, que institui, no âmbito da Câmara dos Deputados, o Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental.  “Isso é um estímulo às pessoas que cuidam com olhar mais carinhoso, como o de Nise da Silveira, com olhar da mulher, com olhar humano.

O nome de Nise da Silveira, psiquiatra brasileira, foi escolhido porque ela “sempre se manifestou, desde sua formação, radicalmente contrária às formas que julgava serem agressivas para tratamento de pacientes da área de saúde mental”.

Mário Heringer enfatizou que o momento requer um olhar diferenciado para o problema. “Neste momento, nós precisamos olhar isso. Há um aumento absurdo no índice de suicídios no Brasil. Precisamos de gente que estimule que trabalhemos para evitar essa situação atual”.

Sobre o prêmio

O prêmio, a ser concedido anualmente, contempla várias categorias. Entre elas prevenção ao suicídio, iniciativas em arte e cultura, cooperativa social, redução de danos causados por álcool e outras drogas, inclusão social para pessoas em situação de rua. Também combate as práticas manicomiais, segregatórias e higienistas, reconhecendo e incentivando as iniciativas de promoção da saúde e qualidade de vida.

Ascom Lid./PDT com assessoria do deputado