Márcio Honaiser pede instalação da Embrapa em Balsas, MA

Márcio Honaiser pede instalação da Embrapa em Balsas, MA

O Deputado Márcio Honaiser (PDT-MA) enviou um Requerimento de Informação (RIC 35/24) ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para transferir para a Prefeitura de Balsas, no Maranhão, a gestão da unidade local de processamento de pescado, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Segundo relata o deputado, no município já conta com uma unidade física pronta para sediar a empresa pública e as instalações estão sem uso há cerca de dez anos, fato que ainda segundo ele, gera custos, como o de manutenção e zeladoria.

“Para evitar tanto desperdício de recursos públicos, e considerando os potenciais benefícios econômicos e sociais advindos do efetivo funcionamento da infraestrutura existente, única na região, afigura-nos recomendável a transferência para a prefeitura municipal de Balsas da gestão da referida unidade de beneficiamento, atualmente a cargo da Embrapa”, justifica Honaiser.

Ainda de acordo com o deputado, a medida vai beneficiar pescadores e aquicultores da região, “compostos em grande medida por agricultores familiares, que passarão a processar seu pescado com a observância de boas práticas sanitárias, agregando valor e renda ao produto”.

Ascom Lid./PDT