O deputado Leônidas Cristino, do PDT do Ceará, defendeu, em Plenário, nesta quarta-feira (6/12), agilidade na conclusão da transposição do rio São Francisco, diante do quadro de seca em todo o Nordeste.
Segundo o deputado, a redução do nível dos açudes que abastecem Fortaleza exige uma solução urgente. “Fiz esse apelo diante do ministro da Integração Nacional em audiência pública na Câmara, ainda no governo passado, para dar maior celeridade às obras do Eixo Norte, de modo que as águas do Velho Chico chegassem a Jati, no Ceará, em meados de 2016”, acrescentou.
Leônidas Cristino relatou a vista do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em julho passado, quando prometeu concluir a obra em janeiro do próximo ano, conforme noticiado no Portal Brasil. Para o parlamentar, esta é apenas mais uma promessa, porque, acrescenta ele, pelas projeções de observadores, o trecho não ficará pronto sequer em junho de 2018.
O parlamentar acredita que há ausência de esforço político, que negligencia a grave situação do abastecimento de água em Fortaleza, quinta maior cidade brasileira, com 2,6 milhões de habitantes. “Beira a inépcia essa atitude, a irresponsabilidade de um governo que há de responder por essa desmoralização e age com irresponsabilidade diante dessa situação. O governo não demonstra compromisso com o Nordeste”, denunciou.
Ascom Lid./PDT