Leo Prates propõe linha de crédito especial para operações de custeio do setor rural

Leo Prates propõe linha de crédito especial para operações de custeio do setor rural

O pedetista Leo Prates (BA) apresentou uma proposta que autoriza instituições financiadoras de créditos a criar linha emergencial de crédito rural. A medida está prevista no Projeto de Lei 2434/24, em análise na Câmara dos deputados.

A proposta também autoriza o crédito para empreendimentos afetados por desastres naturais, como o caso do Rio Grande do Sul, que vão poder renegociar e prorrogar operações de custeio e investimento para produtores rurais de arroz, forem contratados individualmente, grupal ou coletivo, entre setembro deste ano e dezembro de 2026.

Leo Prates aponta que as linhas de crédito devem ser usadas para financiar despesas de produção, compra de insumos ou até mesmo para pagamento de dívidas, para ajudar a manter a atividade agropecuária “tão importante para a garantia de estabilidade na economia; redução na inflação e geração de emprego e renda”.

Segundo o deputado, a medida necessária para apoiar o setor agropecuário, “principalmente agora, em momentos de crise, em que o próprio governo federal se viu obrigado a importar arroz para resguardar o consumo e conter a alta de preços na economia”.

Tramitação: A matéria ainda vai ser distribuída para análise dos deputados nas comissões permanentes da Casa

Ascom Lid./PDT