Em seu primeiro mandato como deputado federal, Leo Prates (PDT-BA), é o coordenador da Atenção Primária da Frente Parlamentar Mista pela Promoção da Saúde Mental. O objetivo da frente é fiscalizar os programas e a Política Nacional de Saúde Mental no Brasil e propor inovações na legislação por meio de debates com especialistas e sociedade civil.
“É um orgulho ter sido nomeado para essa missão, que é um passo fundamental para o fortalecimento e investimento em políticas de saúde mental, que são urgentes. É importante quebrar o tabu da saúde mental e acolher as pessoas que sofrem de transtornos de maneira digna e eficiente”, declarou Leo.
A Frente Parlamentar terá, ainda, outras coordenações temáticas: saúde mental nas escolas, de álcool e outras drogas, de trabalho, da pessoa idosa, das mulheres, da população negra e da população LGBTQIA +.
O grupo contará com um conselho consultivo integrado por até 30 membros que poderão ser autoridades, especialistas, organismos internacionais, organizações públicas e privadas com atuação destacada na promoção da saúde mental. Também será elaborada uma agenda legislativa baseada em critérios científicos atualizados para atuar na proposição e defesa de instrumentos legais que visam desenvolver e fortalecer políticas públicas de cuidado na área.
Ascom Lid./PDT com Política Livre, da BA