Idilvan Alencar solicita ao MEC revisão do cronograma para provas do Enem

Idilvan Alencar solicita ao MEC revisão do cronograma para provas do Enem

O Deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) enviou ao Ministério da Educação (MEC) ofício em solicita que seja revisto o cronograma de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A iniciativa se deu após a o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep divulgar, nesta terça-feira (31), no Diário Oficial da União, as datas oficiais da realização das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020. Pelo calendário, as provas escritas serão realizadas nos dias 1º e 8 de novembro e as digitais, feita em computador, 11 e 18 de outubro.

No texto, Idilvan afirma que, além do prejuízo do aprendizado com a suspensão das aulas, muitos alunos pobres não têm acesso à internet fora da escola e teriam dificuldades de solicitar, por exemplo, a isenção da taxa de inscrição. Também dependem da estrutura das escolas para estudar e mesmo para emitir o CPF, obrigatório para participar.

“É prudente, para não prejudicar nenhum estudante, que nenhuma etapa do processo de inscrição seja feita com as escolas fechadas”, diz o deputado.

Além disso, a aplicação do Enem ainda prevê a aglomeração nos locais de prova. Cerca de 3,9 milhões de pessoas fizeram o exame em 2019. A versão digital também ocorrerá em locais centralizados.

Ascom Lid./PDT