Hissa Abrahão defende a isenção de IPI para carros usados por oficiais de justiça

Hissa Abrahão defende a isenção de IPI para carros usados por oficiais de justiça

O deputado Hissa Abrahão (PDT-AM) apresentou o Projeto de Lei 6952/17, que  estende  isenção de imposto sobre produtos industrializados (IPI) aos veículos utilizados para o uso em serviço pelos oficiais de justiça federais e estaduais. A proposta altera as leis que trata da isenção do IPI (Lei 8.939, de 1995 e 10.754, de 2003).

Hissa Abrahão assinala que esses servidores públicos necessitam do veículo para realizar as diligências próprias da função, como citações, prisões, penhoras, arrestos e outras.  Segundo ele, é “notório que, o oficial de justiça para cumprir mandados, utiliza-se de veículo particular, automóvel próprio, porque o Poder Público, muitas vezes, não o fornece”.

O deputado argumenta ainda que a renúncia fiscal será compensada pelo aumento da arrecadação proveniente da melhoria dos serviços de execução e penhora fiscais. Segundo ele, em alguns casos, quando se dá o uso de carro oficial para a execução de mandatos, haverá uma redução nas despesas públicas.  “Cabe ao Poder Público fornecer todos os meios necessários ao cumprimento do serviço público a ser executado pelo oficial de justiça. Desta forma, a isenção de IPI para a compra de veículo para uso em serviço poderá reduzir sensivelmente o problema,” salienta.

Ascom lid./PDT