Preocupado com o aumento da violência registrado no Rio Grande do Sul, com explosões e assaltos a agências bancárias, o deputado Giovani Cherini (PDT-RS), voltou a defender o auxilio da Força Nacional à Brigada Militar para garantir a tranquilidade no Estado.
Cherini assinala que desde agosto de 2015, quando os registros de violência começaram a crescer com os casos de explosões em bancos, incêndios em ônibus e assaltos, defende a intervenção da Força no Rio Grande do Sul. “Tenho convicção que a Força Nacional deve se instalar por aqui imediatamente, pois não é possível haver tranquilidade nos nossos municípios sem policiais”, apontou.
Em Itapuca (RS), bandidos explodiram dois caixas eletrônicos e levaram o dinheiro de uma agência do Sicredi na madrugada de domingo (17/01). O fato ocorreu dois dias antes de Giovani Cherini ter se reunido com o prefeito do município, Airton Scorsatto, o vice-prefeito Delmir Tomazi (PDT) e o Comandante-Geral da Brigada Militar, coronel Alceu Freitas, para discutir a segurança na localidade.
Giovani Cherini salienta a necessidade de imprimir medidas efetivas na segurança pública do Estado. Como possível solução, o parlamentar sugere o fim do regime semiaberto (projeto de lei que já tramita na Câmara Federal), uso de tornozeleira eletrônica, instalação de câmeras de segurança na área urbana e rural dos municípios, incentivos para que não ocorram aposentadorias precoces, meritocracia no serviço público e a junção de todas as áreas que formam o setor de segurança pública, entre outras medidas.
Ascom Lid./PDT com Ag. Câmara