Giovani Cherini apresenta projeto que regulamenta a profissão de Arteterapeuta

Giovani Cherini apresenta projeto que regulamenta a profissão de Arteterapeuta

O deputado Giovani Cherini (PDT-RS) apresentou o Projeto de Lei 3416/15, que regulamenta a profissão de Arteterapeuta.

A Arteterapia caracteriza-se por ser transdisciplinar tendo sua atuação, principalmente, nas áreas das artes, da educação e da psicologia. Ela possui história e teorias próprias. Na prática, é uma atividade que consiste no uso de artísticos/visuais ou expressivos como elementos terapêuticos. Existem várias organizações associativas, entre elas, a União Brasileira das Associações de Arteterapia – UBAAT.

Segundo Giovani Cherini, a Arteterapia é um procedimento terapêutico que funciona como recurso para interligar os universos interno e externo de um indivíduo, por meio da sua simbologia. “É uma arte livre, conectada a um processo terapêutico, transformando-se numa técnica especial, não meramente artística. É uma forma de usar a arte como meio de comunicação entre o profissional e um paciente, buscando uma produção artística a favor da saúde”, disse o deputado.

A formulação dos critérios que guiam a formação do Arteterapeuta foi proposta pela UBAAT. Os fundamentos teóricos e práticos da Arteterapia são multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares, tendo a origem de sua base estrutural nas áreas do conhecimento da Psicologia, Arte, Criatividade, Educação, Fisioterapia, Filosofia, Antropologia e Sociologia, inserindo-se, portanto, na área das Ciências Humanas.

Ascom Lid./PDT com Ag. Câmara