Proposta por Flávia Morais, Câmara realiza sessão solene em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco

Proposta por Flávia Morais, Câmara realiza sessão solene em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco

O Dia Mundial sem Tabaco foi instituído em 1987 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de alertar sobre os riscos à saúde associados ao tabagismo, bem como defender políticas públicas para a redução do consumo do tabaco. Para celebrar a data, a deputada Flavia Morais (PDT-GO) propôs a realização de sessão solene, no Plenário da Câmara, nesta terça-feira, 4, às 9h, com a presença de especialistas em saúde, representantes de entidades que atuam na prevenção e controle do tabagismo, e pessoas que sofreram com os efeitos do tabagismo.

Desde 1987, o dia 31 de Maio é dedicado à realização de campanhas para conscientizar e informar a população sobre os riscos do hábito de fumar, de modo a induzir à redução do tabagismo em todo o mundo.

O tabagismo é um fator de risco para muitas doenças graves, incluindo o câncer, as doenças cardiovasculares, respiratórias crônicas, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), e doenças gastrointestinais.

Flávia Moraes alerta que é comprovado que fumantes têm 20 vezes mais chances de desenvolver a doença pulmonar do que não fumantes. Assim, “a sessão solene terá como objetivo conscientizar a população sobre os perigos do tabagismo e da nicotina, bem como sobre os riscos da DPOC”, salienta.

Íntegra do Requerimento 33/2024.

Ascom Lid./PDT