Emenda de Flávia Morais à LDO garante recurso para construir núcleo de atendimento a pessoas autistas

Emenda de Flávia Morais à LDO garante recurso para construir núcleo de atendimento a pessoas autistas

A deputada Flávia Morais (PDT-GO) garantiu na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024, na área da saúde, especificamente no Sistema Único de Saúde (SUS), recursos para a construção de núcleos para atender, especificamente, pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo a deputada, o aumento nos diagnósticos de autismo contribuiu para a conscientizar as pessoas sobre o tema. Ainda para ela, a medicina tem atuado para compreender melhor todo o espectro, e os parlamentares precisam construir políticas públicas que enfrentem os desafios dos tempos atuais.

Flávia Morais afirma que os Núcleos de Atenção às Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista vão fortalecer a rede de apoio aos pacientes autistas e buscar um modelo de Estado em que a cidadania seja um direito de todos.

“As famílias das pessoas autistas não estão ilhadas, assim como aqueles municípios brasileiros que, por conta própria, desenvolveram caminhos para o tratamento público e agora contarão com o respaldo do SUS”, declara a parlamentar.

Ascom Lid./PDT