Eduardo Bismarck participa de reunião da OCDE em Paris

Eduardo Bismarck participa de reunião da OCDE em Paris

O deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE) representou o Congresso Nacional brasileiro, em Paris, em um evento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O encontro, que reuniu 150 legisladores de 50 países, debateu os rumos da regulação da Inteligência Artificial no Mundo.

A atividade é do Grupo de Inteligência Artificial (IA) em parceria com o Painel do Parlamento Europeu para o Futuro da Ciência e Tecnologia (STOA) e o Serviço de Pesquisa do Parlamento Europeu (EPRS).

Em seu discurso, feito no dia (7/11), Bismarck destacou que iniciativas como essa são essenciais para encontrar soluções viáveis, eficientes e inovadoras para o desenvolvimento da inteligência artificial de forma ética, transparente e centrada nos humanos.

“Estabelecemos como diretrizes para o uso da IA no Brasil a intervenção subsidiária, ação setorial, gestão baseada em riscos, participação social e interdisciplinar, análise de impacto regulatório e prestação de contas. O projeto encontra-se no Senado, onde está sendo analisado por uma Comissão de Peritos Jurídicos responsável por fornecer subsídios para a elaboração de um novo projeto de lei sobre IA no Brasil”, disse o parlamentar.

O comitê do qual Bismarck participou foi um dos que analisou a ascensão do Brasil à categoria de país-membro da OCDE. O Brasil mesmo é um que quer ascender à categoria de país membro e há muitos anos vem tentando”, disse.

O deputado aproveitou para agradecer ao embaixador brasileiro em Paris, Carlos Márcio Cozendei e à Ministra Conselheira Daniela Arruda Benjamin, organizadores da missão em Paris. “Foi um momento muito importante onde pudemos fortalecer ainda mais nossos laços em prol dessa causa”.

Ascom Lid./PDT