Comissão aprova relatório de Eduardo Bismarck ao projeto que institui 16 de abril como”Dia Nacional da Lembrança do Holocausto”

Comissão aprova relatório de Eduardo Bismarck ao projeto que institui 16 de abril como”Dia Nacional da Lembrança do Holocausto”

O relatório do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), ao Projeto de Lei 9179/17 que inclui no calendário de datas oficiais para lembrar o holocausto foi aprovado, na quarta-feira, 13, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

A proposta, de autoria do ex-deputado pedetista Sérgio Vidigal (ES), institui o dia 16 de abril, de cada ano, para comemorar o Dia Nacional da Lembrança do Holocausto.

Segundo a história, estimam-se que durante o holocausto foram assassinados mais de seis milhões de judeus durante. Além dos judeus, negros, homossexuais, ciganos e deficientes físicos foram dizimados por serem grupos sociais considerados “inferiores” pela ideologia nazista que pregava a pureza da raça ariana.

Para o autor da proposta, é importante incluir a data no calendário nacional, para que os crimes contra a humanidade, como o holocausto, “, não sejam mais praticados e que se promova efetivamente uma cultura de paz, onde impere o respeito à diversidade e à tolerância, em todos os níveis e instâncias da sociedade”.

Sérgio Vidigal atualmente é prefeito do município de Serra, no Espírito Santo.

Conclusivo nas comissões, o projeto segue para apreciação do Senado – caso não haja recurso.

Ascom Lid./PDT