A deputada Duda Salabert (PDT-MG) integra a lista das cem personalidades influentes da Revista Time com potencial de transformar a próxima geração. Duda é uma das primeiras parlamentares transexuais eleitas a um cadeira no Congresso Nacional, ao lado da também deputada Erika Hilton, que inspiram por suas lutas e pautas na política, segundo a publicação.
“Seguirei firme vocalizando vozes que não são escutadas, para que as próximas gerações possam encontrar um mundo com mais poesia, mais respeito, mais meio ambiente, mais educação, mais dignidade”, agradeceu Duda nas redes sociais ao relembrar as dificuldades enfrentadas pela mulher transexual.
A revista aponta ainda que mesmo enfrentando ameaças de morte desde a eleição, a pedetista não se intimida e “não deixa que a violência limite suas aspirações políticas”. A Time também destaca a formação de Duda como professora, seu trabalho comunitário com moradores de rua, além de seu desejo de concorrer à prefeitura de Belo Horizonte em 2024.
Perfil
Duda Salabert tem 42 anos, e se lançou na política em 2018, quando disputou uma vaga no Senado Federal. Mesmo não sendo eleita, Duda fez história por ter sido a primeira pessoa trans a participar da disputa para uma vaga do tipo
Em 2020, concorreu a uma vaga para a Câmara dos Vereadores da capital mineira, sendo eleita não apenas como a primeira parlamentar trans de Belo Horizonte, como também foi a vereadora mais bem votada da cidade, com 37.500 votos. Na eleição para deputada federal, foi a terceira candidata mais votada do estado, e a primeira mulher, com 208.332 votos.
Na Câmara, a pedetista é titular da CPI do 8 de janeiro,
da Secretaria da Mulher, 1ª vice-presidente da Comissão de Trabalho e titular da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais, além das comissões externas de Fiscalização dos Rompimentos de Barragens e Repactuação e a da Transposição do Rio São Francisco.