O PDT confirmou a deputada Duda Salabert (MG) – titular – e o deputado Josenildo (AP) – suplente -, para integrarem a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar a invasão dos prédios dos Três Poderes — Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 8 de janeiro, em Brasília.
Em seu primeiro mandato, Duda Salabert Rosa é natural de Belo Horizonte. Primeira trans eleita para o Congresso Nacional, Duda foi vereadora por Belo Horizonte, é professora de literatura, ambientalista e ativista com formação em Gestão pública pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É, ainda, idealizadora e presidenta da ONG Transvest, que oferece cursos educacionais a pessoas transgênero e travestis
“Vou trabalhar para que a CPMI não se transforme em um circo ou seja palco ‘para fake news’ em busca de ‘likes’ nas redes sociais”. Segundo ela, o trabalho dos parlamentares precisa ser sério e firme”.
Josenildo Santos Abrantes, também deputado federal de primeiro mandato, tem 49 anos, é servidor público estadual e foi Secretário de Estado da Fazenda do Amapá por 7 (sete) anos.
Definidos os integrantes, o próximo passo será a reunião de instalação do colegiado, que será convocada pelo presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, quando serão eleitos, em votação secreta, o presidente e o vice-presidente da comissão. A escolha relator do será feita pelo presidente da CPMI.
As comissões parlamentares de inquérito têm poderes de investigação semelhantes às autoridades judiciais. Pode convocar autoridades, requisitar documentos e quebrar sigilos pelo voto da maioria dos integrantes.
Ascom Lid./PDT