Duda Salabert defende instalação de suporte para bicicletas em ônibus

Duda Salabert defende instalação de suporte para bicicletas em ônibus

Deputada Duda Salabert (PDT-MG)

A deputada Duda Salabert (PDT-MG) apresentou à Câmara dos Deputados projeto de lei (PL 2962/23) que autoriza e disciplina a instalação de suporte para colocação de bicicletas nos ônibus de transporte urbano e rural de passageiros, públicos ou privados.

O texto da proposta traz como alguns de seus objetivos colaborar para ampliar as oportunidades de deslocamentos dos brasileiros em todo o território nacional, integrando a utilização da bicicleta com o transporte coletivo; contribuir para que o esporte e a cultura possam ser acessados por mais pessoas, a partir da integração modal entre a bicicleta e os ônibus; ativar os benefícios do uso da bicicleta no âmbito da saúde, por sua inerente relação com a atividade física; e auxiliar para que os municípios brasileiros tenham iniciativas que os tornem mais sustentáveis, ampliando o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis e sustentáveis para todos.

A autora da proposição destaca que o suporte oferece uma possibilidade a mais de segurança para ciclistas que passarem por problemas mecânicos, de saúde ou de mudanças no tempo, como uma repentina chuva forte.

Além disso, Duda Salabert argumenta que “os racks podem contribuir com o aumento do uso do ônibus e da bicicleta, em total consonância com a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Também influenciariam na busca pela redução das desigualdades sociais, em conformidade com a Constituição Federal, uma vez que facilitam o acesso de pessoas que não têm carro a distâncias mais longas”.  

Ascom Lid. / PDT