Dorinaldo é eleito presidente da subcomissão que vai analisar ações do governo em terras Yanomami

Dorinaldo é eleito presidente da subcomissão que vai analisar ações do governo em terras Yanomami

O deputado pedetista Dorinaldo (AP) foi escolhido nesta quarta-feira (19) presidente da Subcomissão Especial que vai analisar as ações do governo federal nas nas comunidades da Terra Indígena Yanonami (SUBYANOM). O colegiado faz parte da Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara.

A subcomissão tem como objetivo acompanhar, fiscalizar e propor medidas, formulando e apresentando propostas que atendam as demandas e as necessidades do Povo Yanomami. Além de criar um espaço no parlamento para receber e discutir com as lideranças indígenas a melhor política para enfrentar a crise.

Dados produzidos pelo governo federal apontam que o povo Yanomami passa por momentos difíceis após a invasão das terras por garimpeiros. Para enfrentar a crise, o governo federal montou um plano de ações com medidas para fiscalizar e monitorar o território.

Ainda como ação de proteção dos povos indígenas, o governo editou a Medida Provisória 1209/24, que abre crédito extraordinário de R$ 1 bilhão para atender ao plano de reestruturação nas terras yanomami, com medidas emergenciais necessárias de proteção à vida, saúde, bem como a retirada dos invasores das terras.

Ascom Lid./PDT