Deputados do PDT participam de debates sobre emergência climática na COP28, em Dubai

Deputados do PDT participam de debates sobre emergência climática na COP28, em Dubai

O deputado André Figueiredo, líder do PDT, e as deputadas Duda Salabert (MG) e Flávia Morais (GO), bem como a senadora Leila Barros (DF), integram comitiva do Legislativo brasileiro presente na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28). Com a emergência climática dominando as discussões, a COP28, que começou dia 30 de novembro e segue até 12 de dezembro, reúne representantes dos governos, empresas e a sociedade civil em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. 

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participou da abertura oficial com chefes de Estado, na sexta-feira (1º/12). Além do presidente Lula e representantes do parlamento, a comitiva brasileira inclui ainda integrantes dos governos federal, estaduais e municipais, membros da sociedade civil, do setor empresarial e da academia. O Poder Legislativo é representado pelos presidentes do Senado Federal e Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, respectivamente.

Nesta edição, a Conferência do Clima traz avanço histórico da política internacional: a criação da bancada do planeta, que nasce com o propósito de reunir parlamentares de todo o mundo em prol das pautas ambientais.

Cada um dos doze dias de conferência é dedicado às discussões de temas específicos, entre eles: ação climática; saúde, recuperação e paz; finanças, comércio, igualdade de gênero e responsabilidade; energia e indústria, transição justa e povos indígenas; ação multinível, transporte, urbanização e ambiente construído; juventude, crianças, educação e habilidades; natureza, uso do solo e oceanos; alimentos, agricultura e água.

De acordo com comunicados do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) à imprensa, o país terá mais de 110 painéis no Pavilhão Brasil – paralelo à agenda oficial dos representantes de Estado. Os debates acontecem no Pavilhão Brasil.

A COP reúne-se todos os anos para tomar decisões relativas à implementação da Convenção-Quadro e para combater as alterações climáticas. Neste ano, embora diversos temas estejam na mesa, as principais negociações são sobre balanço global; combustíveis fósseis; perdas e danos; e financiamento e adaptação climática.

Ascom Lid./ PDT