A deputada Rosângela Curado (PDT-MA) quer discutir a acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência sensorial. A inciativa foi aprovada nesta quarta-feira (23/09), na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Segundo a deputada, o avanço da tecnologia e o pluralismo dos meios de comunicação tornaram difícil o acesso ao sistema de informação àqueles que têm algum tipo de deficiência sensorial. Ainda de acordo com a deputada, “acessibilidade é um conceito amplo, mas pode ser entendida pela ideia de que indivíduos com características e habilidades diversas requerem modelos e intervenções que estejam de acordo com essas diversidades”.
Foram convidadas para debater o tema as especialistas Soraya Ferreira Alves, professora adjunta da Universidade de Brasília (UnB); Vera Lucia Santiago Araujo, professora adjunto da Universidade Estadual do Ceará e pesquisadora do CNPq; Patrícia Tuxi, professora de Libras da UNB e tradutora Intérprete de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS; Carla Mauch, coordenadora-geral da ONG Mais Diferença; e Sylvia Bahiense Naves, coordenadora de gestão estratégica da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.
A data do evento ainda vai ser definida pela comissão.
Ascom Lid./PDT