Comissão debate qualidade de telecomunicações em estados do Norte

Comissão debate qualidade de telecomunicações em estados do Norte

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia realiza audiência pública nesta quinta-feira (6) para tratar da qualidade da telefonia móvel e da internet banda larga no Amazonas, no Acre e em Rondônia. De acordo com um dos autores de pedido do debate, o deputado Jesus Sérgio (PDT-AC), no Acre, esses serviços “têm alto índice de desaprovação por parte da sociedade”.

Na telefonia, segundo o parlamentar, as empresas vendem um produto que as operadoras não entregam. “Baixa qualidade de sinal, ligação que não completa e, quando efetivada, cai antes da conclusão dos diálogos entre os assinantes são os problemas mais comuns”, relata.

No que se refere à internet banda larga, “o problema se repete com baixos sinais e velocidades muito aquém da necessidade e do contrato estabelecido entre os consumidores e as operadoras”, sustenta Jesus Sérgio. Uma das causas dos problemas, na concepção do deputado, é a falta de investimentos em novas redes.

Convidados:

– a procuradora do Ministério Público Federal Michele Diz Y Gil Corbi;

– um representante da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel);

– um representante do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); e

– um representante do Sindicato Nacional das empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil).

O debate será no plenário 14, 10 horas.

Ascom Lid./PDT