Comissão de Educação aprova criação da Universidade Federal do Sudoeste Goiano

Comissão de Educação aprova criação da Universidade Federal do Sudoeste Goiano

A Comissão de Educação aprovou, nesta terça-feira (11/04), parecer, do deputado Sergio Vidigal (PDT-ES), ao Projeto de Lei 1708/15, que desmembra o campus da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Catalão, e cria a Universidade Federal do Sudoeste Goiano (UFSEG) com sede naquele município.

De acordo com o texto, o novo campus vai colaborar para o desenvolvimento de diversas cidades e microrregiões como Nova Aurora, Ipameri, Ouvidor, Três Ranchos, Goiandira, Cumari, Anhanguera, Corumbiara, entre outros.

A proposta atende à Meta 12, do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005, de 2014), Ministério da Educação, segundo a qual, é necessária a “expansão e interiorização da rede federal de educação superior”. O projeto também eleva a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público.

Sergio Vidigal acredita que o investimento em educação é o melhor caminho para a sair de qualquer crise. “A nova instituição contribuirá nesse sentido, ativando a economia de um importante polo regional e formando profissionais qualificados”, salienta.

Ascom Lid./PDT