Comissão de Cultura da Câmara aprova pareceres do pedetista Chico D’Angelo

Comissão de Cultura da Câmara aprova pareceres do pedetista Chico D’Angelo

A Comissão de Cultura aprovou, nesta terça-feira (14), dois pareceres (a projetos distintos) do pedetista pelo Estado do Rio de Janeiro, Chico D’Angelo.

O primeiro, PL 10706/18 – Declara o Município de Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro, como a “Suíça brasileira.

Nova Friburgo foi fundada por imigrantes suíços, em 1819-1820, vindos em sua grande maioria do Cantão de Fribourg, em busca de uma vida melhor no Novo Mundo. Nesta época, grande parte da Europa estava em crise devido à Revolução Industrial e à explosão do vulcão Tambora.

Em 4 de julho de 1819, dois mil e seis imigrantes suíços embarcaram em viagem ao Brasil. Desse total, 1631 chegaram a Nova Friburgo, perfazendo, durante o percurso, 389 óbitos e 14 nascimentos. No fim do século XIX, Nova Friburgo já havia se tornado a principal produtora de alimentos da região oriental do Vale do Paraíba do Sul. Em 1890, foi elevada à categoria de Município; e

Já o segundo projeto (PL 2995/21) – Cria a Semana Nacional do Artesanato, a ser comemorada anualmente de 19 a 26 de março em todo o território nacional, com os seguintes objetivos: contribuir com a difusão da cultura local e regional através do artesanato; valorizar os profissionais artesãos em suas respectivas comunidades e regiões; estimular o empreendedorismo e capacitação dos artesãos para o mercado competitivo; e impulsionar a comercialização dos produtos artesanais, em nível nacional e internacional.

A semana de comemoração e conscientização sobre a cultura do artesanato passa a fazer parte do calendário oficial de eventos do governo federal.

Ascom Lid./PDT