A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia debate nesta quarta-feira (9) a qualidade do serviço de internet oferecido na Região Norte por sugestão do deputado Jesus Sérgio (PDT-AC) e outros. Segundo os autores de pedido de audiência, levantamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) em conjunto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) verificou que o acesso à rede de computadores na região é predominantemente feito por meio do aparelho de celulares (63%).
A maior preocupação, conforme os deputados, está no acesso à internet em escolas rurais, que no Norte é de apenas 14%. De acordo com eles, a segunda pior colocação, o Nordeste, tem mais que o dobro do alcance, com 31% de escolas conectadas.
Na opinião dos parlamentares, uma opção para solucionar este impasse seria o acesso por redes públicas, ofertadas gratuitamente pelos municípios. “No entanto, o Norte possui os piores indicadores, com apenas 36 telecentros e 38 prefeituras com conexão gratuita via wi-fi”, afirmam.
Convidados:
– secretário de Telecomunicações do MCOM, Artur Coimbra de Oliveira;
– diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura de Telecomunicações e Banda Larga do MCOM, Marcus Vinícius Galletti Arraes;
– presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, Leonardo Euler de Morais;
– presidente da Telebras, Jarbas José Valente;
– presidente da Claro, José Félix;
– presidente da Oi, Rodrigo Modesto de Abreu;
– presidente da Tim, Pietro Labriola;
– presidente Executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.
Plenário 12, às 14h30.