Com parecer favorável do pedetista Pompeo de Mattos (RS) aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, a Câmara concedeu nesta quinta-feira (15) o título de Capital Nacional do Agroturismo à cidade Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo. O projeto que prevê a honraria (PL 1711/15) não precisa ser votado pelo plenário e segue para sanção presidencial.
Pompeo de Mattos cita o autor da proposta, deputado Evair de Melo (PV-ES), para ressaltar que município capixaba “é o berço do agroturismo, que desenvolve desde 1987”. De acordo com os deputados, a localização de Venda Nova do Imigrante, na rota do mar e das montanhas do estado, tornam o local apropriado para essa modalidade de turismo.
O autor da proposta destaca ainda que a cidade é rica em locais para visitação, hospedagem e alimentação típica. Além disso, realiza “a tradicional Festa da Polenta, que já completou 40 anos, a Serenata Italiana, no mês de julho, e o Coral Santa Cecília, com quase 75 anos de existência”, acrescenta.