Câmara e Senado se engajam em campanha de combate ao câncer de mama

Câmara e Senado se engajam em campanha de combate ao câncer de mama

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal preparam vários eventos relacionados ao movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa. O nome remete à cor do laço rosa, ícone que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e de entidades.

Debates, oficina e lançamento de livro estão previstos entre as atividades. Em Brasília, além do Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a Catedral receberão iluminação especial durante o mês.

Criado nos Estados Unidos, o movimento surgiu após o Congresso norte-americano adotar outubro como o mês nacional de prevenção do câncer de mama. O ato de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e outros pontos turísticos veio posteriormente, não havendo uma informação oficial de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação.

Os interessados em participar da oficina de saúde, que será realizada no dia 21 de outubro, devem se inscrever na página da Procuradoria Especial da Mulher do Senado (Pró-Mulher).

Ascom Lid./PDT com Ag. Câmara

 

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA 2016/CONGRESSO NACIONAL

04/10 (terça-feira):

18h –  Lançamento da exposição fotográfica “Viva Vida”, da Recomeçar (entidade de Mulheres Mastectomizadas de Brasília), no  Espaço Galeria do Senado;  Iluminação dos prédios do Congresso Nacional, na cor rosa, com apresentação do Coral do Senado. Local:  Salão Negro do Congresso Nacional.

19h – Lançamento do Livro “George Nicholas Papanicolaou: O Legado/The Lagacy”. Autores: Gibran A. G. Daher e Rana Hoda. Local: Biblioteca do Senado

10 a 14 (segunda à sexta-feira):

9h – Exposição de pintura em tela “Cores de um Outubro Rosa”, de autoria de alunos da Escola de Artes da UnB. Local: Espaço Mário Covas da Câmara (Anexo II) 17 (segunda-feira);

10h Oficina Saúde da Mulher: Autonomia no Corpo e na Vida (sem vagas).  Local: Serviço de Transporte do Senado (Setran);

19 (quarta-feira):

9h  – Audiência Pública sobre a Lei dos 60 dias e a Lei da Reconstrução Mamária. Local: Ala Alexandre Costa – Plenário 9 (Senado)

20 (quinta-feira)

10h – Pauta feminina “Câncer de mama: acessibilidade dos exames preventivos para mulheres com deficiência”. Local: Ala Alexandre Costa – Plenário 9 (Senado).

21 (sexta-feira)

10h – Oficina Saúde da Mulher: Autonomia no Corpo e na Vida. Local: Auditório do Instituto Legislativo Brasileiro (Senado)

25 (terça-feira)

14h30 – Audiência Pública com o tema “Principais tipos de câncer incidentes nas mulheres”. Local:  Plenário 13 (Câmara)