O Relatório do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE) pela constitucionalidade e juridicidade à proposta que cria o “Dia Nacional do Cliente” (PL 8789/17) foi aprovado, nesta quinta-feira (19) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. A data será comemorada anualmente no dia 15 de setembro.
Alguns estados brasileiros, como o Rio Grande do Sul, já comemoram a data, que foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores. Por isso, como forma de agradecimento pela sua fidelidade, além de promoções especiais e descontos, é promovida a distribuição de brindes, bem como são feitos sorteios.
O Dia do Cliente foi oficializado no Rio Grande do Sul em 2003, mas atualmente já foi aprovado em 14 estados brasileiros e 167 municípios.
Eduardo Bismarck se remete ao autor da proposta, o ex-deputado Onyx Lorenzoni, para justificar o apoiamento à matéria.
“A escolha do dia 15 de setembro para a celebrar o “Dia Nacional do Cliente” visa criar um evento indutor do consumo, em um período do ano carente de atrativos para o incremento das vendas, criando uma data em que empresas, entidades e profissionais liberais farão homenagens aos seus clientes; o que irá gerar um incremento em áreas como propaganda e marketing, indústria do entretenimento e comércio de brindes”.
Ascom Lid./PDT