Câmara aprova concessão do título de Capital Nacional das Etnias à cidade de Ijuí (RS)

Câmara aprova concessão do título de Capital Nacional das Etnias à cidade de Ijuí (RS)

A Câmara aprovou nesta quarta-feira (21)  o Projeto de Lei 10095/18, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) que concede o título de Capital Nacional das Etnias à cidade de Ijuí (RS). De acordo com o autor, o nome da cidade significa Rio das Águas Divinas, em guarani, e a localidade foi o primeiro destino de muitos imigrantes que chegaram ao Brasil de diversas partes da Europa ao longo da história.

Fundada em 1890, a cidade reúne vários grupos étnicos, segundo Pompeo de Mattos. “Na Festa Nacional das Culturas Diversificadas, pode-se visitar e provar pratos típicos e apreciar danças e apresentações, o que possibilita conhecer um pouco dos costumes das terras natais dos antepassados”, disse o parlamentar.

Atualmente, conforme o parlamentar, a cidade conta com afro-brasileiros, índios, portugueses, franceses, italianos, alemães, poloneses, austríacos, letos, holandeses, suecos, espanhóis, japoneses, russos, árabes, libaneses e lituanos em sua população.

Pompeo ressalta, além disso, que “com sua beleza ímpar, Ijuí detém um rico patrimônio cultural, histórico, turístico e natural”.

O projeto segue para análise do Senado.