Bismarck pede que senadores rejeitem aplicação de recursos do Fundeb no ensino privado

Bismarck pede que senadores rejeitem aplicação de recursos do Fundeb no ensino privado

Na sessão virtual desta segunda-feira (14), o pedetista Eduardo Bismarck (CE) conclamou os senadores a rejeitar as emendas aprovadas na Câmara que destinam verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) a instituições privadas. “Quero pedir aos senadores, dessa Casa extremamente respeitada, que reparem esse erro na votação de amanhã, é muito importante que o Senado reponha esse recurso da educação, que fazem muita falta”, discursou.

Bismarck lembrou que na última quinta-feira (10), quando aprovou o PL 4372/20, que regulamenta o fundo, a Câmara retirou 10% dos recursos para serem aplicados em instituições filantrópicas, confessionais e comunitárias, além do Sistema S. O parlamentar destacou em seu discurso que essas entidades, inclusive, já são beneficiadas pela taxação de 2,5% sobre a folha de pagamento das empresas brasileiras.

Na opinião do parlamentar cearense, os recursos do Fundeb devem atender exclusivamente a educação pública. “Já é difícil fazer escola pública com os recursos que são disponibilizados. Como vamos lidar com essa situação agora, sem os 10% da educação?”, indagou.