A Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher aprovou requerimento, da deputada Flávia Morais (PDT-GO), para realizar uma audiência pública que vai avaliar os resultados das políticas do Governo Federal no combate à violência doméstica.
Foram convidados para o debate representantes da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres; ONU – Mulheres; Ministério da Saúde; Fórum de Mulheres Negras; e da Universidade de Brasília – UNB;
O pedido de Flávia Morais surgiu a partir de pesquisas e dados divulgados pelas redes sociais que certificam a prevalência da violência contra as mulheres no Brasil. Ela citou dados publicados no “Relógios da Violência”, do Instituto Maria da Penha, que indicam que, em 2013, treze mulheres foram vítimas diariamente do feminicídio (assassinato em função do gênero).
A deputada destacou ainda que, segundo o “Mapa da violência de 2015”, o assassinato de mulheres negras aumentou 54%, enquanto o de brancas diminuiu 9,8%, em relação a anos anteriores. “Dentro do contexto apresentado, com dados tão indignos e persistentes, cabe-nos avaliar se as políticas governamentais estão sendo implantados e qual a efetividade das mesmas”, argumentou Flávia Morais.
A data do evento ainda será definida pela comissão.
Ascom Lid./PDT