Aprovado projeto de Félix Júnior que restringe porte de arma de fogo em voo doméstico

Aprovado projeto de Félix Júnior que restringe porte de arma de fogo em voo doméstico

Proposta do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) para alterar o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826, de dezembro de 2003) foi aprovado, nesta quarta-feira (6), na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara.

O Projeto de Lei 10.379/18 restringe o acesso de agentes públicos portando arma de fogo em aeronaves comerciais em voos domésticos. O embarque será permitido àquele que comprovar ter acesso a arma no período compreendido, ao entrar na sala de embarque no aeroporto de origem e à área de desembarque no de destino.

Ainda pelo texto, o uso será permitido quando se tratar de escoltas de autoridade ou testemunha, passageiro custodiado, execução de técnica de vigilância ou participação policial que possa ser prejudicada se a arma for despachada.

Isso significa que, com a proposta, para o ingresso nas aeronaves portando arma de fogo não basta ser policial federal, civil ou militares, ou ainda possuir o porte de arma em razão de sua função. “Tal prerrogativa será exclusivamente de quem comprovar a estrita necessidade e ainda, cumulativamente, de quem se enquadrar em outros requisitos propostos, reduzindo assim a quantidade de pessoas armadas em voo”, explicou o deputado.

A proposta tramita em conjunto com o PL 9.092/18, que foi aprovado com substitutivo.

Ascom Lid./PDT