Aprovada subcomissão especial sobre saúde mental proposta por Idilvan Alencar

Aprovada subcomissão especial sobre saúde mental proposta por Idilvan Alencar

Comissão de Educação aprovou, nesta quarta-feira (26), a pedido do deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), criar a Subcomissão Especial para debater e propor políticas de saúde mental de estudantes e profissionais da educação.

Para justificar, Idilvan Alencar elencou relatos de problemas de saúde mental, com surto e crise de pânico em 26 alunos em Recife, em abril de 2022. “Alguns chegaram a desmaiar e todos choravam e apresentavam dificuldade para respirar”, destacou.

O deputado também salientou o caso de professores que, devido a pandemia, assim como os alunos, se tornaram agressivos, passaram por quadro de depressão e ansiedade e, alguns, se “automutilaram”.

“Os professores também estão em sofrimento. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Península, 57% dos professores afirmaram que gostariam de receber apoio psicológico e emocional. Em setembro de 2021, 47% dos professores se diziam ansiosos e 55% se sentiam sobrecarregados” enfatizou Idilvan.

Na mesma reunião, o colegiado também instituiu, a pedido do deputado, uma Subcomissão Especial, na Comissão de Educação, para debater e propor medidas para a garantia do Transporte Escolar Gratuito de Universitários em todo o país.

Ascom Lid./PDT