Aprovada audiência para esclarecer operações financeiras da JBS com BNDES 

Aprovada audiência para esclarecer operações financeiras da JBS com BNDES 

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara  aprovou, nesta quarta-feira (28/06), um requerimento do deputado Felix Mendonça Jr. (PDT-BA), para a realização de audiência pública sobre as operações financeiras realizadas pela JBS S.A. e pela J&F Investimentos com o BNDES e as possíveis irregularidades em operações de vendas de ações e títulos em dólar.

De acordo com deputado, as informações divulgadas pela imprensa sobre os ganhos obtidos pelas empresas são estarrecedoras e precisam ser esclarecidas à Casa e à população. “As operações na bolsa e com dólares nos dias anteriores à delação de seus sócios e diretores à Procuradoria Geral da República abrem espaço para a suspeita de manipulação dos mercados”.

Foram convidados para a audiência, além do ex-procurador e advogado da JBS na delação, Marcelo Miller, e do o ex-presidente do BNDES, Luciano Coutinho; representantes do Ministério da Fazenda, do BNDES, da Comissão de Valores Imobiliários, do departamento de Polícia Federal, do Ministério Público Federal, dos acionistas minoritários da JBS e de dirigentes da J&F.

O parlamentar também quer esclarecimentos sobre as suspeitas de acesso a informações privilegiadas e o grau de envolvimento do BNDES com as operações dessas empresas.

A data da audiência ainda será definida pela comissão.