O líder PDT na Câmara, deputado André Figueiredo (CE), demais líderes e vice-líderes partidários e membros do grupo de trabalho (GT) da reforma tributária se reuniram, nesta segunda-feira (6), com o ministro da Fazenda Fernando Haddad para discutir a votação da reforma no Congresso. Vice-líder do governo, o pedetista Josenildo Abrantes (AP) também participou do encontro.
Na reunião, Fernando Haddad afirmou que a votação da reforma tributária é prioridade do governo. A intenção dos congressistas é votar a reforma até o fim de maio, quando o GT deve apresentar o parecer final, que será uma fusão entre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/19, da Câmara, e a PEC 110/19, do Senado, que simplificam o sistema tributário ao criar um imposto único para substituir uma série de tributos sobre o consumo.
André Figueiredo destacou a importância da discussão de uma carga tributária sobre o consumo que seja mais equilibrada, inclusive com compensações para as populações mais vulneráveis.
Comentou ainda, que em um momento seguinte o grupo vai tratar da tributação de rendas e patrimônios ‘elevadíssimos’, que hoje são sub ou não tributados. “Não podemos apartar reforma tributária de uma política de desconcentração do desenvolvimento nacional e fortalecimento de setores estratégicos para a economia”, afirmou André Figueiredo.
Ascom Lid./PDT com assessoria do deputado