André Figueiredo e Idilvan Alencar cobram explicações sobre acesso ao Bolsa Família

André Figueiredo e Idilvan Alencar cobram explicações sobre acesso ao Bolsa Família

Apesar de ter apenas 36,8 % das famílias nordestinas sem acesso ao Bolsa Família, somente três por cento da Região Nordeste foi beneficiada pelo programa, em 2020. Esse fato gerou uma reação da bancada nordestina no Congresso Nacional, que pediu explicações ao ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. O ministro foi convidado a vir ao Senado para esclarecer a situação.

Para o deputado André Figueiredo (PDT), líder da Oposição na Câmara, é preciso explicar por que o Estado de Santa Catarina, que possui uma população oito vezes menor que o Nordeste, recebeu duas vezes mais ingressos de famílias ao benefício do que as dos estados nordestinos. “O ministro precisa vir ao Congresso discutir e justificar os critérios de seleção, queremos saber se são apenas discriminatórios ou se há outra justificativa porque, para nós, que somos nordestinos, não existe”, frisou o deputado.

O deputado Idilvan Alencar, também do PDT cearense, é autor do Projeto Lei 345/2020, que obriga o Governo Federal a divulgar, mensalmente, os dados da fila do Programa Bolsa Família. Segundo ele, o Programa é importante para o Nordeste e está ligado à educação, por ser atrelado à frequência do estudante. “Portanto, o Bolsa Família é fundamental para a região, e o mais prejudicado é o Nordeste e o Estado do Ceará”, justificou.

Ascom Lid./PDT