Agricultura aprova suspensão do pagamento de financiamentos de agricultores atingidos por enchentes no Acre

Agricultura aprova suspensão do pagamento de financiamentos de agricultores atingidos por enchentes no Acre

Com voto favorável da pedetista Sílvia Cristina (RO), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou nesta quarta-feira (18) proposta que suspende o pagamento de financiamentos relacionados à atividade rural em virtude das inundações em municípios do Acre. Pelo Projeto de Lei 514/21, da deputada Mara Rocha (PSDB-AC), os agricultores atingidos poderão suspender os pagamentos por 36 meses.

A proposta estabelece ainda que sobre os valores postergados incidirão encargos contratuais, e os pagamentos ocorrerão em três parcelas iguais e anuais. A primeira vence 12 meses após o fim da suspensão.

Sílvia Cristina ressalta que “a histórica enchente ocorrida no Acre apresenta como uma de suas amargas consequências a perda de parcela significativa da produção agropecuária”. A deputada argumenta ainda que, sem colheita, os produtores acreanos, “na sua maioria pequenos agricultores,” perderam a capacidade de pagar seus financiamentos. “Se nada for feito, corre-se o risco da inviabilização da continuidade da atividade, com grave prejuízo econômico e social”.