Com voto favorável da pedetista Sílvia Cristina (RO), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou nesta quarta-feira (18) proposta que suspende o pagamento de financiamentos relacionados à atividade rural em virtude das inundações em municípios do Acre. Pelo Projeto de Lei 514/21, da deputada Mara Rocha (PSDB-AC), os agricultores atingidos poderão suspender os pagamentos por 36 meses.
A proposta estabelece ainda que sobre os valores postergados incidirão encargos contratuais, e os pagamentos ocorrerão em três parcelas iguais e anuais. A primeira vence 12 meses após o fim da suspensão.
Sílvia Cristina ressalta que “a histórica enchente ocorrida no Acre apresenta como uma de suas amargas consequências a perda de parcela significativa da produção agropecuária”. A deputada argumenta ainda que, sem colheita, os produtores acreanos, “na sua maioria pequenos agricultores,” perderam a capacidade de pagar seus financiamentos. “Se nada for feito, corre-se o risco da inviabilização da continuidade da atividade, com grave prejuízo econômico e social”.