Weverton Rocha é eleito senador mais votado do Maranhão

Weverton Rocha é eleito senador mais votado do Maranhão

Weverton Rocha 2(26)

Aos 39 anos, o deputado Weverton Rocha (MA) é eleito como o mais jovem e mais votado senador do Maranhão com quase dois milhões de votos.

Formado em Administração pela Faculdade São Luís, Weverton começou sua caminhada política muito cedo, quando, aos 16 anos, filiou-se ao PDT, ingressando na Juventude Socialista. Atuou no movimento estudantil durante sua vida universitária​ e foi eleito vice-presidente da União Nacional dos Estudantes​ (UNE). Foi presidente nacional da JS/PDT e esteve à frente da Secretaria Estadual de Esporte e Juventude do Maranhão, em 2007.

Weverton foi assessor especial do então Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e, em 2010, se tornou primeiro suplente de deputado federal. Em 2014 se reelegeu para a Câmara na condição de titular com mais de 80 mil votos. Foi líder da bancada na Câmara, com papel fundamental na reafirmação política do PDT, liderando a bancada contra o Impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff e contra as reformas do Governo Temer, como a Trabalhista e a PEC 95 – conhecida como PEC do Teto.

Weverton foi o único deputado maranhense a ser indicado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), por quatro anos consecutivos – 2015, 2016, 2017 e 2018 – como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, na publicação “Os 100 Cabeças do Congresso”. Em 2018, foi considerado o segundo melhor deputado no e-ranking Cidadão, do Laboratório de Estudos Político-Sociais (LABEP), em estudo que avaliou os 513 deputados federais e 81 senadores, usando como principal critério o engajamento em projetos que eram de interesse da sociedade.

 

Ascom Lid/PDT