Trabalhismo e redemocratização: Câmara exibe documentário “Matheus Schmidt – Um Caso de Amor pelo Brasil”

Trabalhismo e redemocratização: Câmara exibe documentário “Matheus Schmidt – Um Caso de Amor pelo Brasil”

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados e a Liderança do PDT na Casa realizam, nesta quarta-feira (7), o 5º encontro do ano do “Expresso 168”, com o tema “O trabalhismo e a redemocratização”. O encontro será nesta quarta-feira (7), às 16h30, no auditório Freitas Nobre, e terá exibição do documentário “Matheus Schmidt – Um Caso de Amor pelo Brasil”, seguido de debate com a participação dos deputados  Pompeo de Mattos (PDT-RS) e Afonso Motta (PDT-RS),  e dos diretores do filme, Márcia Schmidt e Rogério Brasil Ferrari.

O  documentário “Matheus Schmidt – Um Caso de Amor pelo Brasil” narra a trajetória de um político brasileiro que trava uma luta, de 60 anos, em favor da democracia, da igualdade social e da defesa do patrimônio público.

Criado em 2013, o “Expresso 168” é um espaço permanente de fiscalização de políticas públicas e de diálogo com gestores, produtores e artistas.

Documentário

O documentário “Matheus Schmidt – Um Caso de Amor pelo Brasil” narra a trajetória de um político brasileiro que trava uma luta de 60 anos em favor da democracia, da igualdade social e da defesa do patrimônio público. Entre 1948 e 2010, Matheus Schmidt enfrenta duas prisões, um exílio no Uruguai, resiste a um duro embate contra a ditadura militar (1964-1985), denuncia prisões e desrespeitos a direitos humanos, e vai para a rua defender estudantes e trabalhadores nos confrontos com a polícia. Em várias ocasiões, como nas invasões da Universidade de Brasília nos anos 1960, Matheus desafia o autoritarismo e paga o preço de ter o seu mandato de deputado federal cassado pelo Ato Institucional número cinco (AI-5) em 30 de Dezembro de 1968. Mesmo durante os dez anos que teve os direitos políticos suspensos, ele continuou lutando pela democracia. Nos dois últimos mandatos de deputado federal, Matheus atuou nos movimentos de redemocratização do País (1983-1987) e contra o neoliberalismo imposto pelo presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-1999). Com narrativa vibrante e cheia de emoção, o filme resgata uma parte turbulenta da história do Brasil e reafirma valores como ética e coerência na política.

 

Ascom Lid/PDT