Pedetistas estão entre os “Cabeças do Congresso”

Pedetistas estão entre os “Cabeças do Congresso”

Cinco deputados federais e dois senadores do PDT  estão entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Os deputados André Figueiredo (CE), Weverton Rocha (MA) e Wolney Queiroz (PE), além do senador Acir Gurgacz  (RO) integram a lista  dos  100 “Cabeças do Congresso” de 2016, produzida pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

De acordo com o DIAP, os Cabeças do Congresso são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais no processo legislativo. Suas qualidades e habilidades, segundo o departamento, os colocam em posição de destaque “na condução de debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e influenciando a tomada de decisão.”

Nesta 23ª edição da publicação, os deputados Weverton Rocha, líder do PDT, e André Figueiredo se destacaram por suas de habilidades como negociadores, já Wolney Queiroz foi indicado por sua articulação. No Senado, Acir Gurgacz também se destacou como negociador.

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 62 são deputados e 38 são senadores.

Além dos “100 Cabeças”, o DIAP divulga também levantamento incluindo outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, futuramente, integrar a lista.  De acordo com o DIAP, são parlamentares indicados para missões partidárias, políticas ou institucionais e que vêm cumprindo bem essas tarefas. Nessa categoria também integram os congressistas “que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento.” Outros três pedetistas fazem parte desse grupo: os deputados Ronaldo Lessa (AL) e Mário Heringer (MG), e o senador Telmário Mota (RR).

 

Ascom Lid/PDT