PDT oficializa candidatura de Ciro Gomes à presidência da República

PDT oficializa candidatura de Ciro Gomes à presidência da República

convençãolupi

“Considero oficializada, por aclamação, a partir de hoje, a candidatura de Ciro Gomes”, anunciou o presidente do PDT,  Carlos Lupi. O PDT homologou, por aclamação, o nome de Ciro Gomes como candidato à presidência da República , nesta sexta-feira (20/07), na Convenção Nacional do partido em Brasília

Ao ser recebido com festa pelos filiados, militantes, parlamentares, governadores, prefeitos, delegados, movimentos, vindos de todos de todo o país, que lotaram o auditório da sede do partido, Ciro reafirmou seu compromisso em defesa do país e do trabalhador. ” Vamos usar nossa força e paixão para construir um Brasil justo e soberano. No momento em que nos reunimos nesta linda convenção, 13 milhões e quinhentos mil brasileiros amargam a suprema humilhação do desemprego aberto”, disse.

A política econômica do governo foi alvo de críticas do ex-governador que afirmou “que o Brasil nunca esteve tão fragilizado em suas contas públicas”. Ao citar alguns números, ressaltou que  “mudar o Brasil é possível e é preciso e nossa tarefa é levar essa mensagem para todo o canto, mostrando que podemos mudar o jogo”.

Sobre a situação da economia na país,  o candidato destacou que entre 2013 e 2016, mais de 70 mil estabelecimentos comerciais foram fechados no Brasil e que “o colapso da economia brasileira atinge também de forma grave aqueles que estão na ponta da nossa indústria e da nossa produção”.  “Também para eles, um projeto nacional de desenvolvimento é de igual forma urgente. Nos últimos três anos o Brasil fechou mais de 13 mil indústrias, desempregando dos melhores empregos e salários, mais de 1 milhão  de pessoas.  E este fenômeno apenas se agravou recentemente, mas o Brasil é o país que mais destrói industrias na historia do capitalismo mundial”, asseverou o candidato.

Ao final do seu discurso, Ciro Gomes conclamou todos a participarem da construção de um país melhor.“Vamos usar nossa força e paixão para construir um Brasil justo e soberano”

Para o líder do PDT na Câmara, André Figueiredo (CE), este é um “momento grandioso”. Ele defendeu a unicidade da militância em torno da campanha, que segundo ele, está muito competitiva com a participação de Ciro Gomes.

Figueiredo salientou que uma das prioridades de Ciro é reverter o caos instalado no país graças à política econômica e descaso do atual governo, resultando na precarização dos direitos dos trabalhadores, com crescente desemprego e fechamento de postos de trabalho, além da situação crítica em que se encontra a saúde, a segurança, a economia e a educação. “O patrimônio brasileiro está sendo entregue ao capital internacional, pelo governo Michel Temer”, disse o parlamentar.

Ao concluir sua fala, o deputado reafirmou a atuação das bancadas do partido, no Senado e a Câmara, para barrar a “entrega do Brasil”, com resistência, e levar Ciro Gomes à presidência do Brasil.

Leia a íntegra do discurso: O Brasil precisa mudar

Ascom Lid/PDT