Para Félix Mendonça Júnior, Brasil precisa rever gasto público

Para Félix Mendonça Júnior, Brasil precisa rever gasto público

Félix Mendonça Jr (40)

 O deputado Félix Mendonça Júnior, do PDT baiano, relatou em entrevista concedida a um jornal da Bahia, que o gasto público é alto e que a reforma da previdência, que teve a votação adiada na Câmara dos Deputados, não vai resolver os problemas brasileiros.

De acordo com o parlamentar, para melhorar o país, é preciso rever as prioridades em termos de gasto público, já que boa parte do que se arrecada é direcionada ao pagamento do serviço da dívida junto ao sistema financeiro. “Hoje a gente fala em Reforma da Previdência. Você sabe quanto essa reforma custa, em relação a tudo o que é arrecadado? O percentual é de 23%, mais ou menos. Você sabe quanto nós pagamos de juros da dívida pública? Um pouco mais de 50%”, analisou.

Para Mendonça Júnior, o problema do Brasil não é a Previdência, que pode ser melhorada; afinal, a expectativa de vida da população aumentou. Ainda segundo ele, para fazer justiça, a Previdência tem que ser medida pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Não é justo que haja uma idade padrão para todos, porque senão o Nordeste vai subsidiar o Sudeste e o Sul, porque senão aqueles que morrem mais cedo, ou seja, os que levam uma vida pior, vão subsidiar a população que morre mais tarde, provavelmente a parcela que tem uma vida melhor”, avaliou.

O parlamentar baiano defende uma auditoria da dívida pública para apurar exatamente o que Brasil paga. De acordo com ele, paga-se mais de 50%, e isso não é visto, nem debatido. “A gente só ouve falar de Previdência, de reforma trabalhista, de Petrobras, mas 50% de tudo o que o Brasil arrecada vai direto para os bancos, para pagamento da dívida e para a rolagem dos juros da dívida pública, e isso aí a gente não ouve nenhum ‘o quê?’ ou então ‘para onde é que está indo esse dinheiro?’ O PDT se preocupa com essas questões, esse é um dos principais pontos, e nós vamos abrir essa caixa-preta” asseverou.

Ascom Lid./PDT