Frente pelas Diretas Já se reúne para definir próximas ações

Frente pelas Diretas Já se reúne para definir próximas ações

Representantes da Frente Parlamentar Suprapartidária pelas Diretas Já se reuniram na tarde desta terça-feira (27/06) na liderança do PDT na Câmara dos Deputados, para discutir o encaminhamento dos trabalhos e as próximas ações da Frente.

A lista de adesões de parlamentares à Frente e como reproduzir o movimento nos Estados também foi um dos pontos tratados na reunião. “Precisamos ganhar capilaridade do movimento em todo o País. Uma tentativa de trazer o povo para as ruas”, afirmou o coordenador da frente, senador João Capiberibe (PSB/AP).

Capiberibe também destacou a reunião que terá no próximo dia 06 de julho no Senado Federal com parlamentares, centrais sindicais, movimentos sociais e classe artística. “Vamos fortalecer uma rede nacional pelas Diretas Já com todas as personalidades que aderiram ao movimento. Atualmente acontece uma despolitização muito grande e a sociedade pode revelar novas lideranças políticas para o País”, afirmou.

A reunião do dia 06 vai ser muito importante para unir forças. “Vamos construir uma rede fortalecida em prol do movimento das Diretas Já”, disse João Capiberibe.

Frente – A Frente foi lançada no dia 07 de junho e é composta pelo PSB, PSOL, PDT, PT e PCdoB, mas também conta com o apoio de outros partidos, como o Podemos, Avante, Rede, PSD, PMDB e PMB.

A Frente quer fortalecer a pressão sobre o Congresso para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição 227/16, que visa alterar a Constituição para garantir que eleições diretas sejam convocadas em caso de vacância do cargo de presidente da República até seis meses antes do fim do mandato.

No Senado, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, por unanimidade, no dia 31 de maio, uma proposta semelhante, que também garante a convocação de eleições diretas em caso de vacância.

 

Ascom Lid/PDT com assessoria do senador Capiberibe