Especialista defende unificação das polícias Civil e Militar

Especialista defende unificação das polícias Civil e Militar

 

Em audiência pública solicitada pelo deputado subtenente Gonzaga, do PDT mineiro, realizada nesta terça-feira (23/08), especialista defendeu a unificação das polícias Civil e Militar no Brasil.

Segundo o coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Segurança Pública da PUC de Minas Gerais, Luis Flávio Sapori, o ideal é implantar o ciclo completo de policiais no Brasil, sistema que determina que “a mesma polícia que faz o patrulhamento das ruas investigue os crimes cometidos”. Ou seja, o policial militar estaria apto a realizar o trabalho do policial civil e vice-versa, uma vez que fosse criada uma carreira única.

Na visão do palestrante, o Estado economizaria em recursos, equipamentos e estruturas, que seriam os mesmos para todos os policiais.

Subtenente Gonzaga afirmou que “o ciclo completo se impõe como premissa na busca por eficiência e eficácia na polícia brasileira”. Para ele, o convidado forneceu soluções para os modelos sugeridos à comissão especial.

Gonzaga também pediu que a Polícia Rodoviária Federal, guardas municipais, agentes de trânsito, entre outros responsáveis pela segurança pública do País fossem incluídos nos debates. “Não parece razoável que apontemos soluções para duas polícias apenas”, declarou.

Ascom Lid./PDT